21 julho 2003

Preconceitos e a esquerda

O Francisco José Viegas escreveu no Aviz sobre os Preconceitos. E falou nos seus, nos que reconhece em si próprio. Em alguns pelo menos, pequenos e médios preconceitos. Gostei. Assino por baixo. Em quase todos- não gosto de piada sobre judeu mas talvez não tenha ainda encontrado um contador à altura. Tenho um preconceito contra o relativismo que não é leve. Dawkins escreveu: "Mostrem-me um relativista cultural a 5.000 metros de distância e eu mostrar-vos-ei um hipócrita". Concordo que um mundo sem culpa seria insuportável, povoado de gentinha arrogante. Mas vi pessoas destroçadas pela cruz de uma culpa inexistente ou que há muito tinha prescrito. Também tenho um leve preconceito contra os erros ortográficos, que tem de ser muito leve porque nunca sei a gravidade dos acentos (tenho de telefonar á  minha mãe) e troco os per pelos pre (mas sei seguramente que não é um perconceito).
Mas tudo isto- e outras coisas, há tanto a falar e é tão agradável da forma que FJV o faz, me faz ser de esquerda.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial