31 agosto 2003

O autor de Harry Potter

Já vi isto três vezes. De cada vez que sai um livro do Harry Potter entrevistam uma senhora que é directora de um colégio inglês no Porto. Ela confirma que a J.K. Rowling viveu no Porto, foi professora do seu colégio e que até conviveram um pouco. Almoçaram juntas, ela era uma pessoa deprimida, sem grandes interesses, professora...faz uma pausa enfática e diz uma palavra assassina do género sem rasgos. Depois a entrevistadora pergunta-lhe se, naqueles dias, alguma vez imaginou ter à sua frente a que viria a ser a escritora mais célebre da actualidade. A senhora está claramente à espera daquele momento e dispara: De modo nenhum. Nunca lhe reconheci nenhum dote especial de criatividade. Aliás nunca a vi escrever.
Há anos um jornalista encontrou em Buenos Aires uma mulher que trabalhara na casa de Jorge Luis Borges durante vinte anos. Falou no senhor e na sua existência, no quarto dele, na ausência de mulheres depois da morte da mãe, no aparecimento da japonesa. E quase no fim da entrevista, largou: Ficava muito surpreendida quando via as homenagens e o que se dizia dele. Sabe, tantos anos naquela casa e nunca o vi escrever!
Todos sabemos que uma mulher chamada Pilar escreve há anos os livros do nobel português. E, ex-religiosa, todos os textos políticos de recorte radical. Maria Kodama, Maria Esther Vasquez, Alice Jurado, Margarita Jurado, o casal Bioy, qual deles foi Borges? Ninguém entrevista a mulher silenciosa que realmente escreveu Equador. Quemé o autor das aventuras de Harry Potter?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial