24 outubro 2003

Trabalho de casa: dicionário de O Mal


atlante: gigante fabuloso (nesta acepção grafa-se com maiúscula inicial); figura de homem que suporta o peso das ordens arquitectónicas; (fig.) homem muito forte
ex. "creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes “(Natália Correia)

atalanta: borboleta diurna, da família dos Ninfalídios (não conheço a família, mas, ficando-me pelas palavras, deixei de cobiçar a farfalla dos italianos)

ataranta: que causa atarantação; atrapalha; estonteia; desnorteia; (ataranta-se: perde a presença de espírito). Sempre que perco o Norte me ataranto.

atardar: atrasar; demorar (bem mais bonito do que o costumeiro atrasar, mas bonito mesmo era pontuar)

atafona: moinho movido à mão ou por força animal; azenha; andar numa atafona significa andar numa roda viva. E de atafona se chega a atafego: acto ou efeito de atafegar; asfixia; sufocação.
Não peçam para contar. É uma história de amor e não sei como acabou. Ele queixava-se: “Já não me pede para a atafegar”.

Decimonónica- relativo ao séc XX- ouvido num colóquio de arquitectos (não referido no Houaiss, nem no Aurélio, mais novecentistas, ou nongentistas). Talvez seja adaptado do italiano- vindo de onde vem. Soa a canónica. Assim, uma poesia decimonónica, uma arte decimonónica, uma ciência decimonónica designarão o cânone do século XX nestas áreas...

Decesso: acto ou efeito de deceder; morte; passamento- o que é muito radical, convenhamos. Prefiro abatimento, diminuição; também usado como rebaixamento de função, de classe. ex: Compreendi, os tempos eram outros, e eu comprometera-me excessivamente com o anterior governo. Apesar de tudo eles asseguraram-me um decesso decente na empresa.

Novel: fresco, acabadinho de chegar. O pl. , novéis, é de fugir.

Decídua- que cai. Melhor que caduca, parece-me. Também quer dizer qualquer coisa das miudezas, mas, francamente, não estou para aí virado.

Debangar- falar prolixa e longamente. Um post não se quer debangado.

Decessor- antecessor. É sempre melhor que o actual titular, mas infelizmente só tarde demais é que damos por isso.

Deblateração- expressar-se calorosa e críticamente (contra qualquer coisa). O mesmo que imprecação, esta sim, uma bela palavra (“A grande imprecação contra as muralhas da cidade”, soltada por uma mulher chamada Fernanda- assim lhe chamava o seu homem, Ernesto, que morreu de amor quando ela lhe faltou.)

Embalde: o mesmo que debalde, mas com mais balanço.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial