19 agosto 2004

O Paradoxo do Polaco ou Fim da Educação Sentimental

Dizes que conheceste um polaco. Ele explicou-te que o amor só é como eu o digo quando é literário. Depois passa-se para o nível seguinte. Ignoro se esse polaco escreveu sobre a sua experiência de nível. Eu não o li, nem o ouvi, e portanto fiquei excluído dessa sabedoria. Se o polaco tivesse escrito, o seu amor seria literário, e portanto desceria para o meu nível. Temos assim um paradoxo: o amor com nível não pode ser escrito. Só acedem ao nível superior do amor os analfabetos. Como são os analfabetos sentimentais quem escreve sobre o amor, a desorientação é grande. O paradoxo do polaco põe fim à minha tentativa, acredita que bem intencionada, de educação sentimental.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial