01 junho 2005

A maioria do povo é contra a respiração


Foi pouco depois da meia noite que o Bonirre me passou a mensagem: -"Já leste o César das Neves? Diz que a maioria do povo é contra a respiração."
-"Contra a respiração, porra".
Tinha pegado o turno da noite. Tinha de acabar as pontas soltas do colega da tarde. Comecei a respirar mais devagar. Talvez não se notasse. Só seis vezes por minuto. Devagar e profundo. Ou cão cansado. Levezinho e polipneico.
Eu estava preparado para tudo. Para a subida dos impostos, a perseguição às células mães, o biblioclasmo, o desaparecimento de Lúcia. Mas francamente. Para a desaprovação popular da respiração, ainda não. A respiração, que galhardamente sobrevivera com os epicuristas e os hedonistas. A revigorante respiração dos cínicos. A respiração dos ateus, quase só brado, só expiração. A respiração do renascimento. A respiração dos marinheiros nos barcos da campanha. A suave respiração do Corto Maltese.
Há um tempo para o fim de tudo, pensei. E chegou o tempo do fim da respiração. Nessa altura chegou-me à mão uma encomenda de roupa infantil. E os inocentes, lembrei-me. Os que respiram sem saber. O que irão fazer à respiração inocente? E os doentes? Não haverá uma cláusula de exclusão? Uma bula, sei lá. E se respirarmos com a bênção do patrono da ICAR, depois dos sacramentos. Se respirarmos sem prazer. Só para extrair os gases maus, em estado de necessidade, por assim dizer. Se respirarmos apenas para fins respiratórios? Se respirarmos com acompanhamento social, uma respiração socialmente assistida. Uma respiração anaeróbica substitutiva?
A maioria do povo em apneia desaprovatória, coitadinhos. O referendo da falta de ar. A votar NÂO em grande aperto celebratório, e eu sem dar conta. Ou terá sido no Parlamento, por razões económicas, só até 2010, só até podermos respirar de novo?
Estava a sentir-me cada vez melhor. O cérebro leve, um bem estar a entrar devagarinho pelos plexos, tremores imperceptíveis. As vantagens da falta de ar, da hipercapnia. Foi quando o Bonirre mandou outra mensagem: -" Não é contra a respiração, estúpido. É contra a masturbação".
Ai, esta escrita inteligente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial