09 junho 2010

Os trolhas que paguem a crise


Saatchi galery


Li num texto que comparava o capitalismo de há 50 anos com o actual: em 1960 um gestor de topo de uma grande empresa ganhava 60 vezes mais que um operário da base produtiva.
Hoje, um homem como António Mexia ganha 600 vezes mais que um trolha da EDP. Estou a escolher ao acaso. Não me move qualquer antipatia pessoal para com António Mexia ou para António Coelho (desde Updike que os trolhas se chamam Coelho). É claro para quase toda a gente que Mexia vale 600 trolhas. Com Mexia realiza-se um sonho comunista: de cada um segundo as suas possibilidades e a cada um segundo as suas necessidades. Hoje na rádio da manhã, meu único contacto com a realidade, estava um senhor a explicar que Mexia devia continuar a ganhar o que ganha, 600vezestrolha, porque "não se quebram expectativas a meio de um contrato nem se avalia o trabalho de ninguém sem o comparar com os pares".
Não sei quando foram quebradas as minhas expectativas nem conheço os pares de Mexia. Mas concordo. A expectativa de Mexia 600trolhas, a quebrar-se, pode largar estilhaços milhas em redor. E quem está preparado para avaliar os pares de Mexia? Além do mais uma avaliação dessas seria demorada, só o Estado a poderia fazer e ficaria caríssima: 6 000trolhas de impostos , sei lá.

Etiquetas:

4 Comentários:

Blogger harness disse...

por muitos 600 ou 6000 trolhas que o façam valer, antónios mexias nunca terão a verve de um verdadeiro trolha

(entre outras coisas, claro está)

quarta-feira, junho 09, 2010  
Blogger Miguel Serras Pereira disse...

Cem por cento de acordo.
Até porque os trolhas são necessários, artigos básicos, e os gestores estão muito para além do necessário e do útil, relevam da produção de luxo, da produção topo de gama ou de classe. Ora quanto mais de luxo e mais de classe é um artigo, maior o seu valor. Caso contrário, como intimidaria o bastante para se sobrepor e impor governando superiormente o necessário, colocando-o ao serviço da sua classe?

quarta-feira, junho 09, 2010  
Blogger Ana Cristina Leonardo disse...

e um mexia não dava nem para fazer um coelho quanto mais varios

quarta-feira, junho 09, 2010  
Blogger tempus fugit à pressa disse...

trolhas estão em extinção salvem os trolhas
mas mexia só há um salvem MEXIa

os trolhas reproduzem-se é só acharem uma trolha

ora o MExia não onde é que vai encontrar uma Antoina MEXia

quinta-feira, junho 10, 2010  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial