16 abril 2011

Protecção de Menores



Agora as duas raparigas fecharam a mãe na cave. São aquilo a que há vinte anos se chamava menores. E a mãe, a mulher a quem chamam velha, tem metade da esperança média de vida, embora tenha a cara sem idade das mulheres que já não choram e nunca tiveram consolo ou piedade. Não queria dar-lhes o cartão de livre acesso aos transportes de L., que aliás tinha foto gravada, era pessoal e tinha caducado. Quando desceu à cave, a mais velha fechou a porta à chave. A mais nova ainda hesitou. Mas há tempos que sabia que aquele momento tinha de acontecer. Quando a irmã lhe entregou a chave, passaram a actuar em conjunto e ela não foi a melhor das duas. Puseram música alto para que se não ouvisse outro barulho. Nao se ouvem as suplicas de uma cabra. Vão comer enlatados todo o fim-de-semana, a mais velha há-de sair com o namorado, a mais nova telefona às amigas, manda sms, maquilha-se, prova roupa. Porcaria de roupa que a faz mais gorda. Roupa de marca só para a cabra. Para elas estes trapos sem graça. Têm outras queixas: ela não as vai buscar de carro às explicações, não lhes paga as contas dos telemóveis, não sabe cozinhar... Muitas coisas. Embora de momento não se lembrem de nenhuma. Não interessa. Ela há-de aprender. Se não aprender tanto faz. Elas vão ter com o pai ao Bahrein, onde ele ganha em petrodólarese, vive em hotéis com torneiras douradas e os telemóveis são gratuitos. A música calou-se. A mãe também. Ou talvez grite ainda. Não há ninguém para a ouvir.

6 Comentários:

Blogger Julinha D. disse...

Oi!
Farejei, fucei e Lambi tudo por aqui!
Latindo e seguindo-te que nem rabo segue a cã que segue o gato, esse o rato e esse ultimo o queijo. Mas quem segue o queijo? A faca ou a goiabada? Enfim...Quando puder, dê uma passadinha na nossa arca ó http://avearreegua.blogspot.com/

sábado, abril 16, 2011  
Blogger ASMO LUNDGREN disse...

Bipolaridades?

Conflito interno devido ao fim previsível?

Tomar a parte pelo todo?

sábado, abril 16, 2011  
Blogger ASMO LUNDGREN disse...

Mal har blitt lagret og vil juventus
os velhos é que sabem a devassidão das jovens mentes

sábado, abril 16, 2011  
Blogger Ana Cristina Leonardo disse...

um abraço, luís

domingo, abril 17, 2011  
Blogger Medeia disse...

Ora, por acaso esta c. aqui farta-se de cozinhar e de pagar actividades extra-curriculares... Já os telemóveis...
Ainda bem que não tenho cave, era certinho que lá acabaria por ser encarcerada!
Um abraço.

terça-feira, abril 19, 2011  
Blogger None disse...

Li e reli. Como não leio jornais e poucas notícias ouço, ainda tenho esperanças que seja apenas um texto literário. Aconteceu?

domingo, abril 24, 2011  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial