21 agosto 2011

Nação valente



O patriotismo dos portugueses é estranho. O PC bem pode bramar contra a troika estrangeira. Enquanto não doer a sério não atirarão pelas janelas os suaves representantes do capital financeiro.
Mas mais difícil de compreender é o patriotismo com limite de idade. A selecção nacional pôs bandeiras nas janelas e a população nas ruas em saudável convívio e festejo económico. Mas a selecção nacional de sub-20 , finalista mundial, quase passou despercebida. Tirou o sono a meia-dúzia que assistiram à conversa de dois comentadores, tão isentos e rigorosos que pareciam da Bielorrusia ou do Rio Grande do Sul.
Pronto, já percebi: o patriotismo é para depois dos 21.

Etiquetas:

3 Comentários:

Blogger -pirata-vermelho- disse...

Nem mais ...
para depois dos 21 milhões de euros.

domingo, agosto 21, 2011  
Blogger Helena Araújo disse...

Na Alemanha aconteceu algo semelhante, não em termos de idade, mas de sexo: na altura em que os jovens Boris Becker e Steffi Graf estavam a chegar ao topo do ténis a nível mundial, só se falava do Boris Becker.

Bom, e também há aquele pormenor muito divertido (ahem, divertido...) quando a equipa feminina de futebol alemã ganhou o campeonato europeu, em 1989: a DFB ofereceu às jogadoras, como prémio, um serviço de chá da Villeroy und Boch. "Mariposa", com florzinhas. E o treinador, Gero Bisanz, também.
Fiquei a saber isso no sábado passado, numa visita à Chancelaria. Ainda agora tenho vontade de rir.

segunda-feira, agosto 22, 2011  
Blogger Helena Araújo disse...

Pequena errata sem grnade importância: o treinador da equipa feminina também recebeu um serviço de chá às florzinhas.

segunda-feira, agosto 22, 2011  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial