Haiti. Catástrofe
Várias catástrofes se abateram sobre a República dos escravos pretos: o terramoto, a ajuda internacional e os jornalistas. Um neurocirurgião americano corre à frente de uma câmara, à procura de uma vítima. Sempre em grande plano realiza um simulacro de exame médico, debita um diagnóstico e pede à enfermeira:- Antibióticos e uma gaze. Uma equipa de socorro brasileira, ao serviço da Globo, detecta uma mulher soterrada. Os jornalistas quase bloqueiam o acesso à vítima. Uma delas estende para o buraco, no solo, um microfone. Um médico, neurocirurgião, e uma jornalista. Aqui está a aliança soturna com que se entretém o mundo, a ajuda fraterna, a lágrima no sofá. A República dos escravos pretos, que cortou todas as árvores, onde julgaram ter nascido a doença ominosa do século XX, teve agora o golpe de misericórdia, pela mão das forças do subsolo ou de um deus que já ninguém reclama. Não há, nas redacções das televisões nem nas Associações médicas, quem recorde que não exibir o sofrimento alheio é o princípio de toda a compaixão.
Etiquetas: drama
7 Comentários:
é. quase (foi assim que comecei mas já percebi o alcance do acto) por curiosidade ando a fazer um curso de socorrismo, no dia do terramoto comentou-se na aula a tal ajuda. A enfermeira formadora, em tom de desafio, disse um bom sítio para vocês praticarem. A afirmação dela tem a ver com o sentido do teu post, luís. O espetáculo e a impotência.
"Salvamentos em directo", e a ética que se dane.Valha-nos o Mal, para nos lembrar que a natureza dos homens tem destas merdas, com a licença do Luís.
wow :) bem bom :D o outro lado do haiti
Compaixão, a palavra certa, talvez já pouco dita e escrita, por isso esquecida.
Podemos optar por não ver o teatro que engendraram...sem deixar por isso de sentir menos a tragédia.
Disse o que penso, também.
pois
compaixão, diletante, intelectual, sismo, intervenção, jornalismo, oportunismo....
Pequenas tragédias de sofá soterradas pela magnitude da tragédia alheia e redentora.
- Maria, já viste que desgraça?
- Coitadinhos!
- Coitadinhos...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial